Por que contratar empresas que fornecem água captada em poços profundos

You are currently viewing Por que contratar empresas que fornecem água captada em poços profundos

Mas o que são poços profundos? Como podem influenciar na qualidade da água que estou recebendo? E como saber se a empresa que eu contrato fornece este tipo de água?

Neste artigo vamos  mostrar a importância de analisar a origem de onde é extraída a água que você recebe ou irá receber.

Então, vamos lá?

Em primeiro lugar conheça os tipos mais comuns de poços:

Existe uma crença popular de que água oriunda de poços sempre é boa e de qualidade. Quem já não ouviu falar?

As pessoas tomam como sendo a melhor água do mundo, mas cuidado, isto nem sempre é verdade.

Compreender as diferenças entre os tipos de poços de onde a água captada é muito importante, pois, nos ajuda a ter uma noção exata a respeito da origem da água que estamos consumindo.

Quais os tipos básicos de poços que existem?

  • Poços simples:

Ele é perfurado manualmente até o início do lençol freático, ou seja, até a primeira reserva de água próxima à superfície. Sua profundidade é, geralmente, de no máximo 20 metros. Á água é imprópria para o consumo humano.

  • Poços semi-artesianos:

Poço semi-artesiano é todo poço que precisa de conjunto de bombeamento para trazer a água até a superfície.

Neste tipo de poço, a captação de água se dá em reservas um pouco mais profundas isolando assim alguns elementos sujeitos a contaminações.

A profundidade de poços semi-artesianos costuma variar entre 20 e 60 metros.

  • Poços artesianos:

Já o poço artesiano é quando a água jorra naturalmente do solo, sem necessidade de bombeamento por conta de condições geológicas que fazem com que a pressão do solo leve a água até a superfície.

Captam água de fendas rochosas profundas ou aqüíferos. Sua profundidade pode variar entre 50 e 2.000 metros.

poços profundos

Por que utilizar água potável captada em Poços Profundos?

Agora que já sabemos a diferença entre os tipos de poços, vamos entender a importância de utilizarmos água captada em poços profundos.

As águas quando captadas mais próxima da superfície não tem tanta qualidade, pois, estão sujeitas ao contato e transmissão de diversos organismos nocivos à saúde.

Já a água obtida em poços profundos é captada em áreas bem mais profundas, que no geral tem uma pureza microbiológica muito maior e com mais sais minerais.

São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Portanto uma água de muito mais qualidade, própria para o consumo humano.

Como são tratadas as águas captadas em poços profundos?

Assim como acontece nos reservatórios superficiais, existe um tratamento adequado e o devido controle sanitário no tratamento da água nos poços profundos.

Para torná-la potável e livre da contaminação, são realizados diversos processos entre eles a cloração, que auxilia na desinfecção, combatendo bactérias, fungos entre outros.

Pela legislação dos poços profundos, é necessário que a empresa prestadora do serviço, obtenha uma série de documentos.

Há alguns órgãos competentes que são regulamentadores que autorizam ou não a perfuração no local.

Em conclusão a água potável extraída de poços profundos é indiscutivelmente a de maior qualidade.

Nós da Água & Cia, oferecemos transporte de água potável extraída de poços profundos seguindo todas as normas, laudos técnicos e exigências legais.

poços profundos

Também realizamos análises químicas periódicas para atestar a qualidade e pureza da água que você está tomando. Fale Conosco.

Se este artigo foi útil deixe seu like.

Até nosso próximo artigo!

Deixe um comentário